A macrodactilia:
Chamamos de macrodactilia uma malformação congênita que caracteriza-se por um alargamento dos tecidos moles e elementos ósseos dos dedos do pé.
Os objetivos do tratamento ortopédico para este problema são o de promover um pé sem dor, capaz de acomodar calçados e com a aparência estética aceitável.
O alargamento e o aumento de altura da frente do pé dificultam o uso regular de calçados, pois comprimem o dedo envolvido, causando aperto do dedo contra o calçado e dor.
A macrodactilia pode ter comportamento estático ou progressivo.
Pode acometer somente os pequenos dedos do pé ou acometer também o hálux (dedão), como no caso ilustrado abaixo.
Observem o aumento da espessura do dedo, o tamanho e o alargamento da unha do “dedão”.
O mais comum é acometer o segundo e terceiro dedos.
Quais as opções de tratamento existentes:
– Desengorduramento:
Trata-se de cirurgia de partes moles que visa retirar o excesso de tecido gorduroso e de pele do dedo envolvido e, com isso, diminuir a circunferência e altura do dedo.
Deve ser feito com cautela pois há risco de complicações vasculares e problemas de cicatrização da pele.
– Encurtamento da falange e/ou do metatarsiano:
Cirurgia óssea em que é ressecado um segmento através de osteotomia visando encurtar e diminuir o comprimento do dedo, realiza-se a osteossíntese do segmento remanescente.
– Epifisiodese:
Cirurgia que visa inibir o crescimento das falanges do dedo envolvido.
– Ressecção de todo o raio envolvido (dedo e metatarsiano) ou desarticulação do dedo:
Cirurgia reservada para quando os procedimentos de preservação do dedo são contra-indicadas.
A ressecção de todo o raio acometido tem como principal vantagem permitir o tratamento também do alargamento da frente do pé e promover um aspecto estético aceitável e melhor do que quando realizamos a desarticulação somente do dedo.
Geralmente, os procedimentos cirúrgicos são combinados, ou seja, realiza-se procedimento de partes moles associado ao procedimento ósseo.
O resultado do tratamento:
Avaliação pré-operatória:
Resultado com 3 meses de pós-operatório.
Conclusões:
A macrodactilia é um problema complexo do pé de crianças.
Os principais problemas encontrados são o aumento no comprimento, altura e espessamento da frente do pé.
O tratamento é longo, durante os anos de crescimento da criança e, frequentemente dividido em estágios cirúrgicos distintos.
Raramente conseguimos resolver o problema completamente com uma única cirurgia.
Cada caso deve ser individualizado quanto às escolhas de tratamento e a avaliação médica deve, obrigatoriamente, incluir exame físico e de imagem para documentação e definição do tipo de cirurgia e melhor momento para a sua realização.
Um abraço a todos!
Dr. Maurício Rangel é formado em Medicina pela Faculdade Souza Marques (1994) e médico Ortopedista Pediátrico. Trabalha atualmente em consultórios com atendimento ambulatorial e cirurgias ortopédicas pediátricas eletivas. Especialista em diversas patologias musculoesqueléticas em crianças e adolescentes e cirurgias relacionadas.
Consultório: Barra Life
Av. Armando Lombardi, 1000 – sala 231, bloco 2, Barra da Tijuca | Rio de Janeiro
Telefone para contato: 3264-2232/ 3264-2239
Criança e Saúde
Criança e Saúde é um site colaborativo que possui a missão de ajudar pessoas a encontrarem informação sobre a saúde dos seus filhos. As informações publicadas neste site têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas. Todos os direitos reservados ao Criança e Saúde. Proibido a reprodução do conteúdo deste site sem prévia autorização. A Redação do Criança e Saúde não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados ou por qualquer conteúdo publicitário e comercial, sendo este último de inteira responsabilidade dos anunciantes.
contato@criancaesaude.com
Comentários