Por que acontece, quando e como tratar?
Na espécie humana a anatomia normal da mão apresenta 5 dedos. Os ossos de cada dedo são chamados de falanges. O polegar possui duas falanges e os outros dedos possuem três (cada).
Polidactilia
É o termo médico para descrever a mão com mais de 5 dedos.
A Polidactilia é a segunda anomalia congênita mais comum da mão, só perde para a sindactilia (situação em que os dedos nascem unidos).
Classificação
Dependendo da localização do dedo supranumerário, podemos ter:
> Pré-axial – Quando se localiza ao lado do polegar;
> Pós-axial – Quando se localiza ao lado do dedo mínimo;
> Central – Localiza-se entre os dedos indicador, anelar e médio. Muito rara.
Um pouco mais sobre cada classificação…
Pré-axial
É menos comum, sendo encontrado com mais frequência na raça branca e oriental. Mais comum no sexo masculino.
Pode estar associado à síndromes genéticas e outras deformidades esqueléticas, sendo, portanto, importantíssimo fazer o exame físico completo da criança.
O polegar envolvido (que deverá ser ressecado) geralmente é menor e tem sua mobilidade diminuída.
Características especiais do polegar :
O polegar é o dedo mais importante para as funções da mão, conseguindo situar-se à frente dos demais dedos durante os movimentos da mão, movimento este chamado de oponência.
Além do exame físico é fundamental a análise da radiografia para o estudo completo da patologia.
Tratamento:
É cirúrgico e visa não só restaurar o número de dedos oferecendo benefícios estéticos, como também melhorar a posição e função do polegar, com a preocupação de formar um espaço interdigital adequado entre o polegar e o indicador.
Qual o melhor momento para a realização da cirurgia?
A recomendação é entre o primeiro e segundo ano de vida. Não deve ser precipitado. Esse é o período em que o médico consegue definir com precisão qual o dedo é o mais funcional, evitando assim, equívocos na escolha do dedo a ser ressecado. Como já citado, o polegar é o dedo mais importante para a função de preensão da mão.
Podem ser necessários procedimentos cirúrgicos adicionais no futuro, caso o dedo remanescente apresente alguma deformidade residual. Tratam-se de cirurgias com envolvimento ósseo, capsular e ligamentar em que a reconstrução do polegar deve ser feita com muito cuidado para permitir a função de oponência (capacidade do polegar em se localizar a frente dos outros dedos da mão para segurar objetos) e preensão da mão adequada.
Polidactilia Pós-axial:
É a mais frequentemente encontrada. O dedo supranumerário encontra-se ao lado do dedo mínimo. Mais comum na raça negra.
Podemos encontrar dedos supranumerários rudimentares (pediculados) ou dedos articulados, com ossos e articulações anômalas.
Tratamento:
Neste caso, a recomendação é diferente, sendo a cirurgia indicada antes do primeiro ano de vida.
Algumas dicas:
A Polidactilia é a segunda deformidade congênita mais comum da mão, frequentemente há história familiar positiva, sendo a hereditariedade um fator importante a ser considerado.
É importante examinar sempre a criança toda, principalmente nos casos pré-axiais, que podem estar associados à síndromes genéticas.
O tratamento é cirúrgico e o momento para a cirurgia difere na dependência do tipo de deformidade.
A indicação cirúrgica no caso pré-axial deve respeitar a recomendação médica e não ser precipitada.
Um abraço a todos!
Criança e Saúde
Criança e Saúde é um site colaborativo que possui a missão de ajudar pessoas a encontrarem informação sobre a saúde dos seus filhos. As informações publicadas neste site têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas. Todos os direitos reservados ao Criança e Saúde. Proibido a reprodução do conteúdo deste site sem prévia autorização. A Redação do Criança e Saúde não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados ou por qualquer conteúdo publicitário e comercial, sendo este último de inteira responsabilidade dos anunciantes.
contato@criancaesaude.com
Dr. Maurício Rangel é formado em Medicina pela Faculdade Souza Marques (1994) e médico Ortopedista Pediátrico. Trabalha atualmente em consultórios com atendimento ambulatorial e cirurgias ortopédicas pediátricas eletivas. Especialista em diversas patologias musculoesqueléticas em crianças e adolescentes e cirurgias relacionadas.
Consultório: Barra Life
Av. Armando Lombardi, 1000 – sala 231, bloco 2, Barra da Tijuca | Rio de Janeiro
Telefone para contato: 3264-2232/ 3264-2239